terça-feira, 14 de julho de 2009

É complicado...

Outra que me põe os cabelos em pé... É complicado...Não sei se é a frase que está na moda ou não, o facto é que há uma determinada agremiação, para quem tudo é complicado: fazer ginástica, ir beber um café, fazer uma regra de três simples, comprar um par de sapatos, fazer uma sopa, ir às compras, adoptar um gato, ir ao médico, apanhar uma vacina. E, fazem questão de o exprimir várias vezes durante uma conversa...É complicado...
Era para mim um mistério, como é que as coisas mais anódinas e inofensivas do quotidiano, que não requerem perícia especial ou especialização em oxford se transformavam para algumas pessoas, numa epopeia semelhante a apanhar uma caravela e dobrar o cabo bojador.
Mas, domingo passado o mistério desvaneceu-se. Estava a televisão ligada espalhando no ar as notícias da tarde, quando ao passar perto, ouço esta pérola paulo bentina naquele tom de voz inconfundível de cromo grunho: «...ligámos o complicómetro, ligámos o complicómetro...» disse ele. Não sei a que se referiu, não ouvi o antes nem o depois nem o contexto em que foi dito. Também não era preciso. O momento era único, de êxtase, porque compreendi, finalmente, porque é que tantas pessoas conseguem transformar a acção mais simples da existência numa numa complicação pegada. É que ...ligam o complicómetro!

Sem comentários: