sábado, 18 de julho de 2009

Brigitte

Isto só pode ser praga rogada por aqueles cidadãos exemplares que perseguem tudo quanto é quatro patas e duas asas e que fazem denúncias e queixas no devido departamento da Câmara...
Tivemos __quase tudo ao mesmo tempo__, a Boneca que partiu, o Preto Cabeçudo com sida, o Nani que foi viver para outra colónia atrás de gatas disponíveis para amar (que as "nossas" tomam a pílula, o que nas gatas lhes retira as predisposições para a vida amorosa) e agora a Brigitte, desaparecida desde ontem. A minha vizinha do rés-do-chão ainda a viu às 10h da manhã no ramo de uma árvore, à hora do almoço viu-a na relva, mas ela nem se mexeu, nem quis comer. A partir dessa altura nunca mais lhe pusemos a vista em cima. A Brigitte sofre de uma grave infecção uterina chamada piómetra, que só é possível curar através da remoção do útero e ovários. Como nunca a conseguimos apanhar __é fugidia e medrosa__, quando a víamos com pus na vagina ou "enfastiada", recorríamos à pescada crua ou alguma latinha especial para desfazer o antibiótico que chegou a tomar por largas temporadas e lá íamos controlando a infeccção. Terá a piómetra "aberta" ter evoluído para "fechada" e terá rebentado na cavidade uterina? Ou, sentindo-se doente terá procurado refúgio no motor de algum carro, onde __principalmente no inverno__, também gostava de estar? Sinto-lhe a falta, pois assim que me via ou que ouvia o barulho das chaves no porta-chaves, logo descia de algum ramo onde gostava de estar encarrapitada e onde era capaz de dormir horas a fio. Sinto a falta daquelas patas pretas a correr na minha direcção.
P.S. Não nos esforçámos o suficiente para a apanhar, devíamos ter pedido emprestado uma espécie de armadilha própria para apanhar gatos de rua, e que há associações que as têm, mas não, achávamos que podímos controlar a infecção através de antibióticos. Sendo que, nos últimos tempos ela até andava muito bem, sem pus. Ainda na véspera, à noite, andou a brincar na praceta com a Flor, como se estivessem num parque infantil.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ela volta: os gatos gosto do seu espaço

Pedro

Zoe disse...

obrigada pedro pelo ãnimo, mas a brigitte sofre de uma infecção uterina gravissima...

Luisa disse...

A Flor é outra gata aí da rua?

Zoe disse...

sim, a flor é irmã da brigitte, tb toda preta e linda...