quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Que frio!!!!!


National Geographic: Melhores Fotos 2009

Eu e temperaturas baixas não combinamos: nem eu me dou bem com elas, nem elas se dão bem com o meu temperamento latino. É escusado dizerem-me que na Polónia estão -25º, na Alemanha -20º e na Escócia -15º. Conheço essas temperaturas, vivi em Paris. Mas, não é por isso que elas e eu nos damos bem. Começa logo pela roupa, um tempão leva uma pessoa a vestir-se. É que collãs e eu também não nos entendemos, ficam-me sempre todos torcidos e retorcidos nas pernas, optando na maioria das vezes pelas meias curtinhas pelo joelho, para não me enervar muito ou se tenho pressa; depois são as calças do ano passado que já não me servem; camisola interior, camisola de gola alta a fazer-me comichão no pescoço, tiro, visto outra. Que saudades de vestir um vestido leve  num minuto! Se fico em casa, __fria, aliás muito fria, como é__, ponho tantas camadas de roupa, sinto-me tão enchouriçada que mal me consigo mexer. Lá fora, no dia-a-dia a situação não melhora, porque podemos passar de uma sala de temperatura tropical para um corredor de temperatura siberiana. Portanto, é melhor andar sempre com uma coisinha pelas costas. Bom, e estou a falar de frio seco, pois quando chove, Lisboa torna-se aquele caos que toda a gente sabe.
E, a propósito de frio queria enviar um grande bem-haja à Protecção Civil, que nos seus alertas nos trata como se fôssemos atrasados mentais e nos manda vestir várias camadas de roupa. Tanks God que eles existem, senão ia ao café de t-shirt de alças.
Agora falando sério, para quem vive na rua __e estou a falar de pessoas e animais__, o tempo frio é mais insuportável. E este pensamento torna as nossas noites obrigatoriamente mais frias, longas e intoleráveis.

2 comentários:

César Ramos disse...

Bom dia
Zoe,

Pois é!... isto do frio é tão intolerável como a frieza de alguns, indiferentes às pessoas e animais à deriva pelas ruas, involuntários aderentes à 'filosofia' clochard!

Sem dúvida que a impotência que se nos instala perante o combate contra esta injustiça de tanta desigualdade, mexe com a consciência quando ouvimos o que a Protecção Civil recomenda: vestir várias camadas de roupa! Que paternalistas bonzinhos! Vão mas é dar banho ao cão, deem-lhe de comer, agasalhem-no, e deixem de assobiar para o lado...

E ainda dizem por aí, os afectos aos bons pensamentos cristãos: "Deus dá o frio, conforme a roupa!"
- Ora, vão-se despir mais a conversa!

Cumpts.
César

Zoe disse...

acabei de ouvir na radio que a protecção civil vai, enfim, tratar daqueles que não têm várias camadas de roupa para vestirem e vão abrir também algumas estações de metro para os sem-abrigo se abrigarem do frio que por aí vem, servindo-lhes refeições quentes. Aliás como a Legião da Boa Vontade e comcerteza a Vida e Paz.
cumprimentos
zoe