sábado, 5 de dezembro de 2009

O Fado Não É Nosso

Hoje, e especialmente para os Vagas ("Um" VagaMundos) vou contar a história da defesa da ideia de que o fado não é nosso, pois existindo como existe no mundo das emoções e da alma, o fado é de quem o sentir.
Eu tenho uma amiga holandesa que canta fado (em português) e que adoptou o nome artístico de Maria Fernandes. Como ela andava um pouco em baixo e em crise de identidade artístisca, em Junho, para a animar, publiquei um video dela que está no You tube: Pinoia. Por acaso, alguns dias depois, leio eu no blog do escritor José Rentes de Carvalho, considerações sobre a identidade do fado, com a ideia subjacente de que o fado já não é nosso,___tendo todo o direito de as ter e tecer__, mas depois, para meu espanto acrescentou algumas coisas sobre a minha amiga e os músicos que a acompanhavam, em comentários pouco lisonjeiros, mas sobretudo pouco rigorosos. Como este escritor não tem caixa de comentários aberta, nem contacto mail visível, a única maneira de me expressar era no meu próprio espaço, o que fiz, a 20 de Junho, caso queiram acompanhar a história. Também não sei como, Rentes de Carvalho acabou por ler o meu post, trocámos alguns mails, pediu desculpas pelas asneiras, e para se redimir ainda recebi uma prenda: Com os Holandeses, autografado pelo autor! Esta foi a primeira parte da história.
Depois, comecei a desenvolver a ideia de demonstrar que a universalidade do fado ultrapassa as nossas fronteirinhas dada a sua própria essência e daí a ideia de começar a publicar videos com estrangeiros a cantar fado. Nasceria assim O Fado Não É Nosso. Trabalhando como trabalho com estrangeiros já conhecia a existência de alguns, outros fui pesquisando e encontrando no You Tube, e assim, ainda em Junho publiquei:
- a japonesa Naomi Chiaki (canta em japonês)
- o japonês Taku (canta em português)
- a croata Jelena Radan (canta em português)
Em Agosto publiquei:
- a catalã Núria Piferrer cujo nome artístico é Névoa (canta em catalão)
- a mexicana Marcela Ortiz (canta em português)
- o japonês Mashiro Iizumi (interpretação de viola portuguesa)
- a japonesa Hideco Tsuquida (canta em japonês e português)
- a romena Maria Radacanu (canta em português)
- as gregas Souzana e Eleni Vougioukli (em português e video gentilmente enviado por Rentes de Carvalho...)
Depois tive de interromper a pesquisa e a publicação, por falta de acesso à funcionalidade Som, e mais tarde por ter ficado mesmo sem o PC durante mais de um mês e meio. Mas, cá estou de volta com estes fadistas estrangeiros até para concluir o que comecei pois ainda tenho dois videos e umas fotografias para publicar. Voilà. Só falta dizer o meu preferido, o japonês Taku. Espero que gostem. 

Sem comentários: