quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Marcela Ortiz Aznar




Recebi, entretanto, da Cidade do México, um agradecimento da fadista mexicana Marcela Ortiz Aznar, pela divulgação do seu trabalho, trabalho este que consiste na divulgação da cultura portuguesa....Não sei se  se lembram dela, pois publiquei o vídeo em Agosto, pouco tempo antes de ter ficado sem PC. Nesta fotografia que "roubei" do My Space desta fadista, reparem na legenda. Não sei se conseguem ler as letrinhas miudinhas, mas vou então divulgá-las:
« Apaixonada por Portugal, tem um projecto próprio __ Poética Saudade Belém__ e outro que quer pôr em marcha Fado by Foreigners, uma espécie de irmandade formada por não-portugueses.» Ora, o que é este projecto senão a ideia subjacente a O Fado Não é Nosso? Já lhe disse que podia aproveitar a minha pesquisa, pois penso que já não há ninguém à face da terra que eu não tenha descoberto a cantar fado...Queria aqui acrescentar que deixei de fora todos e todas os (as) luso-descendentes, apenas porque são muitos, e têm, de certa forma, um ADN comum. Até poderão servir de matéria para outra pesquisa. Entretanto, estou a chegar ao final das publicações... 

2 comentários:

MARS PRODUCTIONS disse...

Olá de novo,
Esta foto pertence a uma reportagem da revista VISAO feito no fevereiro, 2009 pelo Nuno Miguel Guedes.

O "Fado by Foreigners" foi uma ideia-conceito criado no 2007. Foi até no 2009 que a Visao falou disto. De facto, no 2007 que comecei a fazer isto foi inspirada pela reportagem do blog "RAIZES e ANTENAS" de António Pires onde fala de fadistas estrangeiras.

Isto também está publicado na minha pàgina , aquele link que deixei cá em resposta a sua publicaçao, onde faço mençao que tive esta ideia e que o Blog do Senhor Pires inspirou-me ainda mais.

Gostei também do seu comentário, como já tinha dito na mensagem anterior, pela divulgaçao e porque tem novos nomes de algumas cantoras que nao conhecía. Foi mesmo "actualizar" os datos que eu tinha, coisa que gostei e agradeço.

Meus melhores desejos para no 2010.

MOA

PD: Isto nao tinha dito a ninguém, conto em "exclusiva": fiz a invitaçao (no 2007) a muitas estrangeiras mas só poucas contestaram ...

Zoe disse...

olá, de novo

Pois a minha pesquisa foi uma espécie de resposta a um escritor português, que vive na Holanda e acha que o fado é nosso!!!!! Não conhecia o blog Raízes e Antenas, vou ver se ele tem alguém que eu não conheça.
quando vier a Portugal, diga.
Quanto ao convite que fez aos fadistas estrangeiros e que poucos responderam, não me admira, é que a ideia não foi deles!!!!
beijinhos de Lisboa
zoe