terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fundação Aristides de Sousa Mendes







Já faz hoje oito dias que fiz uma espécie de visita de estudo a este local, mas os últimos dias têm sido de muito trabalho, cansaço, forma em baixo, enfim, coisas incontornáveis do dia-a-dia. Voltando à Fundação. Criada em 2002 pelos filhos e netos do Cônsul, tem como objectivo fundamental a reabilitação da memória de Aristides de Sousa Mendes, sendo que se trata de uma opinião minha, pois os prospectos da Fundação falam do seu objectivo como "... divulgação e defesa dos Direitos do Homem, através da realização, promoção e patrocínio de acções de carácter humanitário, cultural e educativo, tendo como referência a acção de Aristides Sousa Mendes."
A FASM está sediada na Rua Augusto Rosa, nº 66, 2º andar, mesmo no Largo da Sé, embora a sede principal seja na Casa do Passal, situada em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu, casa esta propriedade do Cônsul, onde viveria até à sua morte em 1954, tendo sido depois vendida em hasta pública, votada ao abandono pelos donos seguintes, tendo voltado para as mãos da família Sousa Mendes, apenas em 2001. As medalhas, as distinções, os documentos estão espalhados pela Fundação e é com orgulho transbordante que os netos António e Álvaro __que nos guiaram na visita__, falam do avô, da sua vida, do seu feito heróico, da desobediência a Salazar. E, tanta coisa que eles ainda nos queriam dizer. Se não tivéssemos todos os nossos afazeres, penso que ainda hoje lá estaríamos a ouvi-los, e eles não estariam cansados de falar do avô...Eu que pensava que já sabia muita coisa sobre o Cônsul, ainda desconhecia que em honra deste Justo foi plantada a floresta Aristides Sousa Mendes, no deserto do Neguev com 10 000 árvores, em representação dos 10 000 judeus salvos pelo Cônsul. Felizmente tenho ouvido poucos disparates acerca do acto de Sousa Mendes, da Casa do Passal votada ao abandono, mas a todas as pessoas que adoram falar daquilo que não sabem e mandar bitaites para o ar, recomendo-lhes vivamente uma visita à Fundação, onde um neto, ou outro, ou os dois, as esclarecerão de todas as dúvidas e responderão a todas as questões. Ou então, podem sempre consultar os arquivos do MNE.

9 comentários:

Paulo Matos disse...

O Grande Aristides salvou dezenas de milhares de pessoas do Holocausto. Foi o "Oskar Schindler português", contudo, salvou um número muito superior de pessoas se comparado ao alemão.

Zoe disse...

sim, está estimado em 30 000 mil o número de pessoas salvas pelo cônsul!!!!

Zoe disse...

sim, está estimado em 30 000 mil o número de pessoas salvas pelo cônsul!!!!

Zoe disse...

sim, está estimado em 30 000 mil o número de pessoas salvas pelo cônsul!!!!

Zoe disse...

como a publicação do comentário tardava, repeti 3 vezes!!!!!!!!

Anónimo disse...

apreciei muito esta reportagem da sua visita à fUndação Aristides de Sousa Mendes. As fotos são muito boas e originais. Bravo e encorajo-a a prosseguir com este seu blog e acto de cidadania tão útil para todos nós.
Posso dizer-lhe ainda que na 4ª feira passada assisti em cabanas de Viriato a uma visita de 35 estudantes americanos à casa do Cônsul. Foi muito emociaonante.
melhores cumprmentos,
Antonio Moncada

Zoe disse...

boa noite antónio
obrigada, mas a "reportagem" n está nada de especial, aliás, é sempre susceptível de ser re-escrita e melhorada. acontece-me algumas vezes.qto às fotos tirei bastantes, n sei se escolhi as melhores.
onde se pode ler a "reportagem" da visita dos estudantes americanos à casa do passal? no site da fundação? alguns eram descendentes dos 10 000 judeus salvos pelo cônsul?
see you latter
zoe

Anónimo disse...

Vejo que o meu comentário sempre entrou no blog. A notícia dos jovens americanos ainda não está escrita em parte nenhuma que eu saiba... gostaríamos que o site da fundação a descrevesse.
Nenhum deles disse ser descendente de outros salvos pelo cônsul.

Zoe disse...

sim, o comentário chegou a bom porto...