sábado, 16 de maio de 2009

Os pombos sujam tudo!


Exceptuando os modernos mercados biológicos ao ar livre, existe apenas um único mercado municipal aberto e eu tenho a sorte de morar perto dele. Dez minutos a pé e estou lá. É muito pequeno, mas tem tudo o que é preciso: uma meia dúzia de bancas de legumes e fruta, uma florista, havia duas de peixe, só tenho visto uma e ainda duas tendas de roupas.
Agora vou fazer de conta que sou Woody Allen e que estou a escrever um argumento.
Exterior. Mercado. Dia.
Sábado ao final da manhã. Muita gente na praça. Quatro pessoas na fila para pagar na banca de legumes. Um pombo depenica com gosto uma talhada de abóbora. Zoe observa-o divertida e só lamenta a máquina esquecida em casa. Finalmente a vendedora dá-se conta, enxota o pombo e cobre a abóbora com um pano.
Vendedora: Era o que faltava!
Senhora Que-Falava-Achim: Os pombos transjemitem muitas doenchas!
Zoe: Ah, sim? Quais? O cancro, AVCs, doenças cardio-vasculares?
Senhor Que-Parecia-Um-Doutor: Transmitem sim. Eu sou alérgico a pombos.
Zoe: E, eu sou alérgica ao pólen, então as árvores e as flores também transmitem muitas doenças...Silêncio na fila.
Senhora que Que Falava-Achim: Foi uma médica à televijão dijer…que os pombos transjemitem muitas doenchas…
Zoe: Isso são pessoas que não gostam de pombos.
Entretanto o senhor Que-Parecia-Um-Doutor colara um sorriso de superioridade complacente e a senhora Que-Falava-Achim achou que não valia a pena estar a discutir!!!! A vendedora, espertalhona, mantivera-se em silêncio, não fosse Zoe virar costas e ir comprar as hortaliças na vizinha do lado.
Zoe (já a falar sozinha) Doenças! Então em Veneza está tudo doente!

Pronto. Já acabou a cena.

Já me começa a chatear esta perseguição sistemática contra os pombos e a doenças que transmitem, até já ouvi varíola ou difteria. Então, quando foi a fobia da gripe das aves é que era perseguição. Pessoalmente acho-os lindos, e guardo todas as migalhas e restos de pão para lhes dar, mas eu sou suspeitíssima, pois gosto de tudo o que seja animal não-humano. O que me incomoda é a sujidade mental das pessoas, a imbecilidade, a iletracia, a ignorância, a xenofobia, a homofobia, and so on, and so on… A sujidade dos pombos lava-se com um esfregão de palha de aço (digo eu...) agora como se pode esfregar a estupidez do cérebro de certas pessoas?

Os pombos sujam tudo:












As fotos são do moi-je e muito, muito fáceis de arranjar...



P.S. Agora, relativamente às migalhas e tal, não me rogem mais pragas, que eu e o meu computador já sofremos muito!!!!

2 comentários:

maria disse...

O que é aborrecido, é os pombinhos a sujarem as roupas do estendal e a estragar a pintura dos carros, custa a sair e corrói.
e tamb. é proibido dar-lhes de comida, podem fazer queixa às autoridades

Zoe disse...

pois eu sei que é proibido dar de comer a animais de animais de rua. já nos acenaram com a queixa por causa dos gatos.vivemos com o credo na boca.