domingo, 24 de maio de 2009

Adeus Boneca




A Boneca já deve estar no Céu dos Gatos, para sossego dela e nosso. Sexta-feira, apesar de um tumor que parecia um balão e que mal a deixava andar, foi capaz de subir este muro que mede mais de um metro.

De seguida, e depois de várias tentativas conseguiu saltar para outro muro, o oblíquo, e depois ainda para outro que já não se vê na foto.


Para chegar enfim ao quintal onde nasceu, amou, pariu e escolheu para se recolher e partir. Mesmo presa ao seu destino de gata, escolheu a sua vida, os seus quintais, os seus parceiros, os seus amigos humanos que nunca lhe fizeram uma festa nem se chegaram perto dela, porque ela era arisca e tinha accionado mecanismos de defesa tão fortes que lhe permitiram chegar a tão respeitável idade, vivendo na rua. Independente, andava por onde bem queria, com quem bem lhe apetecia, desaparecia sem dar justificações a ninguém, às vezes por longos períodos. O ano passado no verão, deixou-nos de coração sobressaltado ao desaparecer por um mês. Apareceu magríssima, retemperou forças para desaparecer por outro mês inteiro. Este tumor era a terceira vez que se desenvolvia, depois de ter rebentado por duas vezes. Era uma força da natureza e da sobrevivência, e nunca desistiu, nem no momento de partir, ao subir aqueles muros para chegar ao quintal. Mesmo presa ao seu destino de gata, viveu-o em plenitude. Ciao Boneca.

1 comentário:

Paulo Matos disse...

Que Deus ilumine a Boneca!!!