sábado, 27 de junho de 2009

Aristides de Sousa Mendes







Recebi hoje este mail cujo conteúdo aqui publico, porque sou daquelas pessoas que admiram o gesto, a coragem e o comportamento ético de Aristides de Sousa Mendes.
«Bom Dia,
tenho o prazer de informar os admiradores do gesto praticado por Aristides Sousa Mendes em 1940, em Bordeus que Portugal foi admitido no «TASK FORCE FOR INTERNATIONAL COOPERATION ON HOLOCAUST EDUCATION, REMEMBRANCE AND RESEARCH» mais conhecido por «INTERNATIONAL TASK FORCE». (P. F. VERIFICAR NA NET) Este grupo de trabalho foi criado há 10 anos por sugestão de Bill Clinton, Blair e outros para que o Holocausto nunca seja esquecido e que ao contrário, se saiba sempre mais sobre o tema e sobre as pessoas que desempenharam papeis positivos, tais como ASM - (Os Justos). Agora sob a presidencia Norueguesa durante um ano, Portugal será observador e no proximo ano será membro efectivo. Na cerimónia que teve lugar na Embaixada da Austria no dia 25 de Junho, estiveram presentes membros do corpo diplomático e do Gov. português, da Comunidade Israelita de Lisboa (CIL), da Fundação Aristides Sousa Mendes e do Museu Virtual ASM.
Os Embaixadores da Austria, Noruega e Israel salientaram (com insistência) o papel desempenhado pela Fundação ASM e CIL e MVASM no domínio da educação, afirmando que foi determinante para a admissão de Portugal no grupo.
A FUNDAÇÃO ASM com uma vocação de Museu e de Centro de Direitos Humanos vê assim mais um apoio e argumento em favor do restauro da Casa do Passal em Cabanas de Viriato .
A «Fundação Aristides de Sousa Mendes» deseja apresentar o seu profundo reconhecimento a todos/as Professores que ao longo de muitos anos, convidaram os representantes desta Fundação a deslocarem-se às várias escolas, centros comunitários, universidades e Academias para falarem do exemplo de Aristides SM. e do holocausto.
Melhores cumprimentos para todos,
Antonio de Moncada de Sousa Mendes»

Sem comentários: