sexta-feira, 28 de maio de 2010

A professora de Mirandela, os arquivos e eu.

Não vou falar da produção kitch da playboy, porque já toda a gente falou. Gostaria de saber que se fosse a a Bárbara Guimarães a despir-se, se lhe poriam um caniche ao colo, claro que não, mas como se tratava de uma habitante de uma aldeola de 1000 habitantes para além do sol posto acharam que para quem é caniche fica bem. Dizer que a professora de Mirandela foi castigada por se despir também é para rir. Como se ela não tivesse previsto os lucros que daí adviriam! Aliás, já contratou um agente e já tem agendadas presenças em discotecas de Vila Real, Cabeceiras de Basto e Macedo de Cavaleiros. O agente referiu ainda que os valores cobrados não são os da Merche Romero, mas são na ordem dos cobrados ao Angélico e ao Dzrt... Enfim, para começo não está mal, não senhor. Para quem foi "vítima" da hipocrisia, da censura comunitária, da mentalidade retrógrada, da punição, não está mal, não senhor. Foi bem pensado.
A mim, o que me chateia no meio disto tudo é que os arquivos são conhecidos como o local para onde se manda toda a gente de castigo: deprimidos, depressivos, anti-sociais, funcionários com problemas relacionais, para lá vai tudo. Ora existem técnicos profissionais de arquivo, com o 12º ano e um curso técnico profissional de 9 meses ou o 9º e três anos de formação. E, existem os arquivistas com uma pós-graduação de três semestres e se quiserem podem fazer uma tese e ficam mestres em arquivos. Portanto, os arquivos são um local de exigência técnica muito elevada e não depósito de castigados. É isto que me chateia. Porque os arquivos são Memória.
Fotos minhas
   

14 comentários:

César Ramos disse...

Olá Zoe,

É verdade: os Arquivos são Memória, e esta gente não têm nada lá dentro da moleirinha (...)

Lembrando o que a Maya refilou por não ter sido convidada a despir-se para o 1º exemplar daquela revista, calculo que deve estar agora a 'respirar' de alívio...!

Senão... lá ia a astróloga de castigo, para o canto de um arquivo...!

Vá lá... que não 'arquivaram' o caniche outra vez, de castigo!

Gostei de a ler
Um abraço
César

Zoe disse...

obrigada César pelas palavras.
Queria ver se voltava para o mundo da realidade...todas estas histórias põem-me os cabelos em pé...a maya nua, deve ser de fugir a sete pés...

Luisa disse...

Até parece que não há mais nada para discutir neste país, custa-me ver estas notícias misturas no telejornal. É o que temos. Por mim ela pode fazer o que lhe apetecer.

Beijinho Zoe

Zoe disse...

Viva Luísa,
Desde que, em Dezembro passado, sem querer, mandei o comando da minha televisão janela fora, que não vejo televisão, mas estou a par de tudo o que se passa... o que me chateia nesta história é que os arquivos são o caixote de lixo para onde mandam todos os castigados, e deviam ser tratados com mais respeito.
beijinho
zoe

César Ramos disse...

Lembrei-me agora da história passada com um amigo, ex-camarada militar que estava a trabalhar no B.E.S., na Baixa.

De perfil político de esquerda, foi 'tolerado' pelo Banco até certas ideias passarem de moda com a queda da URSS.
Então, tomaram-no de ponta de tal forma, que de forma persecutória foi andando, andando, até ir parar... sabe onde?
Aos Arquivos...! Na cave!

A Zoe está cheia de razão!!
Arquivo é tido, estupidamente, como Purgatório (...)

Abraço
César

Nota:
Estava a evitar, mas não resisto a contar isto:
- Africa portuguesa era tida com Pátria; certo?
E ir para lá mobilizado era uma honra, porque defender a Pátria, além de um dever, era algo altamente relevante(...)

Pois bem! Quando militares tinham qualquer problema que 'merecesse' uma punição de elevado grau, adivinhemos qual era a pena a cumprir.
Não..., não ia para Arquivo nenhum!
Era mobilizado para a Guiné... de "castigo"!!

Eu ia levando uma alta "porrada" na Força Aérea, porque um dia disse a um Oficial General, se, afinal, defender a Pátria era um castigo!

O homem ficou mais vermelho do que as 'divisas' encarnadas e estreladas de general! Mas como eu era um piloto "maluco", e tinha acabado de chegar do "desterro" da Guiné..., ficou tudo em
águas de bacalhau!

Fim de citação, e peço desculpa por estas 'lérias'!

Zoe disse...

Muitas histórias me têm contado sobre os arquivos como castigo...e é isso que me chateia, mereciam ser tratados com mais respeito. respeito também para quem lá trabalha e que tem formação técnica e muito especializada...
césar, não tem de pedir desculpa pelas suas histórias
cumprimentos

Anónimo disse...

Estou-me nas tintas se ela se despiu conscientemente ou sem medir as consequências. É-me indiferente que ganhe cachets até superiores ao do Cristiano Ronaldo. Áo que jánão fico indiferente é ao alarido que a comunicação social fez sobre o assunto. Somos um país provinciano e os jornais alimentam o provincianismo com um espírito vampiresco que não me agrada.

Zoe disse...

o que me chateia verdadeiramente nesta história é considerarem os arquivos como caixote de lixo...
nem tive/tenho muita noção de como o caso foi tratado na comunicação social, porque a minha televisão continua muda e a radio não deu muita importância ao assunto. cada vez gosto mais de ouvir radio e cada vez a ouço mais.

WOLKENGEDANKEN disse...

Os arquivos..... Lembra-me a frase dum jornalista - nao me lembro quem era - que sempre fazia entrevistas a politicos e conhecia muito bem a experiencia que os senhores e senhoras politicos sempre diziam "eu nao disse isso nunca" " está a citar-me fora de contexto" etc.Mas claro HA OS ARQUIVOS. Entao este jornalista disse um dia esta frase OS ARQUIVOS SAO A VINGANCA DO PERIODISMO COM A POLITICA

NB: pregunta linguistica. E vinganca COM ou SOBRE ou CONTRA ou ........ ?????

Zoe disse...

Wolken querida,
Se bem percebi a ideia é vingança contra. desculpa só hoje te responder mas a minha vida anda um bocado virada do avesso
beijocas
zoe

WOLKENGEDANKEN disse...

Ola Zoe ! Pelos vistos estas tao inspirada como eu para fazer um post novo .)) e por isso mando-te um beijinho assim .....

Zoe disse...

wolken querida,
ando de facto totalmente desinspirada para escrever, ler ou o que quer que seja. Obrigada pela força, beijinhos
zoe

Anónimo disse...

Como não consegui comentar no post de cima, faço-o aqui. Só para dizer que assim, quem mais perde somos nós.

Zoe disse...

Boa noite Carlos,
Na verdade sou que perco em não ler, nem ouvir os outros...
cumprimentos
zoe