quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Que trapalhada!

Confesso que ontem não percebi nada da comunicação ao país do PR. Pensei que tinha sido a única no mundo. Não. Felizmente quando vi os Gato percebi que não estava sozinha. Que confuso foi aquele discurso! Não era suposto o PR vir esclarecer o povo português sobre o caso das escutas a Belém? Não é que aquele sonso do PR vem agora armar-se em vítima e dizer que tudo não passou de manipulação com o objectivo de o colar ao PSD? Mas, não percebi. Não foi a acusação de um membro da Casa Civil da PR de que haveria escutas em Belém que despoletou todo este lamentável caso? E, o que é que o caso de assessores do PR participarem na elaboração do programa do PSD tem a ver com o caso das escutas? Como dizem os franceses on melange pas tourchons e serviettes! Isto é, não devemos misturar panos da loiça e guardanapos. O que é que a vulnerabilidade do sistema informático de Belém tem a ver com os mails que circularam do jornal Público? Se era para dizer esta trangalhada que não tem ponta por onde se lhe pegue, não o poderia ter feito a 18 de Agosto? A desculpa que não queria interferir na campanha eleitoral é muito rasteirinha, porque o seu silêncio serviu ao PS para se vitimizar até à demissão do assessor Lima e depois utilizar este caso como arma de arremesso e serviu à MFL para legitimar discursos de asfixias democráticas e outras. O PR diz por meias palavras aquilo que deveria ter dito há mês e meio, lança novas suspeições e muitas achas para a fogueira das relações S. Bento-Belém. Nunca ouvi discurso presidencial mais estapafúrdio, mas eu também sou muito suspeita porque quando embirro, embirro mesmo, e até embirrei com aquela pausa em que o PR bebeu uns golinhos de água e fez mnha, mnha...

Notícias do meu portátil

Dado que não percebi nada da comunicação do PR ao país, dou notícias do meu PC. Então, já tenho o diagnóstico: trata-se da substituição de uma pequena peça onde estão implantados o botão de arranque, o do som e de duas outras funcionalidades. Peça pequenininha que vai custar 120 euros mais IVA. Melhor do que a substituição da motherboard. Não, ainda não tenho o PC no aconchego do lar, continua nas oficinas da HP.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Parabéns PS

E, está tudo dito.
PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Escola constrói gatil

É uma notícia muito telegráfica, publicada no Global de hoje, mas reveladora de que a mentalidade pode mudar, se houver vontade para o fazer, ao contrário do que certas pessoas pensam. Que as coisas são assim, assim serão e nada se pode para as mudar. Não é verdade.
Então, a Escola Secundária Simões, em Guimarães, construiu um gatil para acolher 30 gatos que são tratados por alunos e professores numa experiência única no nosso país. A professora Luísa Veiga coordenadora do Gatil Simãozinho, defende que este é um projecto pedagógico que visa reforçar a ligação emocional entre as crianças e os animais. Só estão de parabéns. Estas crianças vão aprender a respeitar seres vivos o que as tornará, um dia, melhores adultos.
Nunca percebi porque é que certas crianças gostam tanto de perseguir, enxotar e de atirar pedras aos gatos. Estas não.
Falando em gatos, os Gato são a melhor coisa desta campanha.
P.S. O PC foi para a HP, mas ainda não tenho notícias dele.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Portátil

Embora saiba que esta notícia não irá contribuir para a felicidade de muita gente __ a minha incluída__, acabei de saber que o meu "PC portátil" segue amanhã para a HP, depois de algumas e infrutíferas tentativas de substituição de peças por parte do nosso competentíssimo Pedro Guedes, o problema detectado é oriundo da motherboard (SOCORRO!!!!!!) portanto só daqui algum tempo e muitos euros a menos poderei usufruir da sua companhia. Poderia aproveitar este tempo zen para pôr a leitura em dia, mas dores na vista e de cabeça impedem-me de estar muito tempo a ler ou a fazer qualquer coisa que force a vista. Enfim, são travessias.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Escutas e lobinhos

Quando ontem coloquei a meia dúzia de linhas sobre as escutas em Belém, estava longe de saber que o PR iria demitir o seu assessor Fernando Lima. Sempre achei esta história totalmente ridícula e rocambolesca, sem ponta por onde se lhe pegar.
A atitude do PR, silenciosa e omissa, lançou um clima de suspeição sobre o governo e foi base da campanha eleitoral de MFL que caiu por terra. Resta saber se esta atitude foi consciente ou inconsciente, embora me incline para a não-inocência do PR. Aquele ar de sonso e de idoneidade política à prova de bala, não me convencem nem enganam. Penso que o bode expiatório só apareceu para que o PR continue com aquele ar de santinho político, impoluto, que nunca se engana e raramente tem dúvidas. Ou seria ao contrário?
PS: Ainda sem computador nem internet em casa, já tenho saudades de ler os meus blogues preferidos!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Espiões em Belém

É uma história verdadeiramente grotesca esta dos assessores e presidente vigiados e espionados, como se num país de cuscas e cuscos que é o nosso, onde toda a gente sabe com quem anda toda a gente, quem dorme com quem, o que come ao pequeno-almoço, almoço e jantar, que número calça, que fez uma lipoaspiração, quem é o médico de família e que a cama range muito. Enfim, é ridículo pensar para que serviriam espiões em Belém. Para saber que documentos iria o PR vetar? Se recebe estagiárias na sala oval? Quem foi o empreiteiro que lhe tapou a marquise de onde veio dizer bye-bye ao povo, assim que soube que foi eleito presidente? Para saber se o PR vai declarar guerra à Espanha, coisa que as suas competências lhe permitem? Enfm, qual é a essência de um espião em Belém?
P.S. Continuo sem PC em casa, logo sem Internet, vivendo de outra maneira

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Portugalex

Com o PC ainda na oficina. O que vale é que agora temos os Gato para alegrarem a campanha eleitoral. Queria referir um apontamento humorístico que também gosto muito e que passa na Antena Um, poucos minutos antes das oito e que também é muito divertido. É com o António Marques e outro comediante cujo nome não me recordo, da autoria de duas guionistas (?) das Produções Fictícias. É pena ser tão poucos minutos, mas é muito divertido, saio sempre a correr da casa de banho para não perder o Portugalex.
E com este momento intimista me despeço.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Deserto

Continuo sem PC em casa e sem internet. Porém, com o mesmo desassossego.
É uma espécie de desintoxicação quase absoluta, que passa pela televisão, pois até o som ligado me faz dores de cabeça.
Mas, há boas notícias, apesar de tudo. Por exemplo, já passou a histeria de considerar a suspensão do Jornal da Noite como o acontecimento mais chocante das últimas décadas, no mundo inteiro, claro, como se não tivesse sido tudo muito bem urdido e muito bem planeado, como se o único prejudicado não fosse José Sócrates. O mais lamentável é que pessoas mentalmente sofisticadas tivessem divulgado e continuem a divulgar esta leitura pouco sofisticada dos acontecimentos. Enfim, obviamente não o fazem de uma forma inocente.
Continuamos agarrados à esperança de uma qualificação para o mundial de futebol, num jogo que "que não foi à medida" de CR. O que será afinal, um jogo à medida de CR ?
A campanha eleitoral começou e a coisa melhor é os Gato. Sou fã, mais, muito fã, até achei piada ao Zé Carlos, que desiludiu muitos fãs. As entrevistas são brilhantes, e os entrevistados têm-se portado à altura e revelado sentido de humor. Os Gato são a prova de que se podem atingir picos de audiência sem telenovelas e jornalismo sencionalista do género Preto mata branco à facada e não limpa a faca!!!!!!!
Por hoje é tudo, até breve.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O botão de arranque

Pois é, tanto ameaçou, tanto ameaçou que amuou de vez. Desde 6ª feira. De qualquer maneira também não me serviria de nada ter computador acessível, pois ando com tantas dores de cabeça, que só o simples facto de a manter na horizontal me provoca náuseas.
Amanhã o meu PC pessoal __como diria RAP num sktech__, vai para a "oficina" e não sei quanto tempo lá vai ficar. Eu também precisava de ir a qualquer sítio, que me pusesse o botão de arranque a funcionar e me restituísse o som.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Arletty dans Hotel du Nord

Antes que o meu botão de arranque __que teima em arrancar__, amue de vez, não posso deixar de expressar a minha indignação por este gravíssimo ataque à liberdade de expressão e comunicação que foi a suspensão desse farol do jornalismo português que era o jornal nacional e bla bla bla bla bla bla bla levado a cabo pela influência política do governo de josé socrates junto da prisa dominada pelo psoe bla bla bla bla bla no intuito de fazer apagar o farol bla bla bla bla bla tudo tão linear, tão óbvio, para além de paulo portas já "ouvi" ou melhor li 324 pessoas a dizer o mesmo.
então, assim sendo a que propósito é que vem esta cena do hotel du nord? é uma metáfora. arlety seria o governo de josé socrates, enquanto que louis juvet assume o papel de povo português que sofre de "asfixia democrática". Atmosfera! atmosfera!
Metáforas à parte, hotel du nord, é um belo filme de marcel carné, de 1938.

Mooi


Faz hoje precisamente 3 anos, chegava eu de Amesterdão, por volta das 9h30m da noite, com o voo atrasado uma hora, mais outra hora à espera das malas, numa daquelas noites de calor asfixiante. Nas Chegadas, os amigos que me esperavam andavam com o carro às voltas há mais de duas horas. A primeira coisa que o Pedro me disse foi: Ai Zoe, anda ali um gato-bebé atrás das pessoas, a miar, cheio de fome. E, de facto lá andava ele (que afinal se revelou uma ela). Preta e branca, pele e ossos espetados, todo suja de óleo. Quem chegou a Lisboa nessa noite quente de 3 de Setembro, lembrar-se-á certamente dela deambulando por entre as pessoas e os carros. Consegui agarrá-la, metê-la dentro do carro, e vamos embora. Para casa. É a Mooi, que há 3 anos partilha a minha vida. Não era um gato, e muito menos bebé, segundo o vet, já poderia ter uns 2 anos, só que estava tão enfezada e esquelética que ao Pedro lhe pareceu bebé. Ora com 2 anos, já poderia ter tido e poderia estar grávida. A primeira ecografia não foi conclusiva e foi preciso esperar para ter a certeza que não estava grávida. Não estava. Como regressava da Holanda, e mooi (bonito/a) fora o adjectivo que eu mais ouvira, assim ficou Mooi. Com o tempo tornou-se uma gata-cadela. Não me larga onde quer que eu vá, salta para cima da mesa se estou a comer, para cima da minha cabeça, se estou a dormir, e até me segue para a casa de banho. Pode ela estar deitada onde estiver, que, se eu me deitar no sofá ou em cima da cama, lá vem ela. Gosta de se instalar em cima da minha cabeça e remexer no meu cabelo como se fosse a barriga da mãe naquele gesto tão característico dos gatos que eu chamo "pisar uvas". De manhã, gosta de me lamber os olhos e o nariz. É ciumenta e possessiva e despacha, à dentada e à patada, qualquer um que esteja perto de mim. Chega a ser melga-pegajosa quando quer estar deitada entre mim e o computador, deitada em cima do meu braço, o direito, de preferência...Tem gostos estranhos: cotonettes sujos, pasta dos dentes, sabão azul e branco, sabonetes. É insuficiente renal e já esteve uma vez internada e a soro. Um dia, a creatinina pode subir a níveis tais que será necessário fazer hemodiálise ou um transplante. Oa, tal não é possível no nosso país. Até lá, vai continuar a viver, em cima da minha cabeça, a remexer o meu cabelo.
Não é mais uma história lamecha na boca de quem ama desmusuradamente os animais, é também de pessoas que eu falo, daquelas que tendo indo viajar, abandonaram cobardemente à sua sorte um ser vivo, sobecarregando outro ser vivo: eu.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Maurício Ronaldo

Quando pensamos que toda a gente neste mundo __desde os habitantes dos iglus mais afastado do centro, até aos aborígenes australianos__, sabe quem é o melhor jogador do mundo, e dá pulinhos, saltinhos e gritinhos só de ouvir as siglas CR, então desenganem-se todos. Na mesma semana, duas pessoas me perguntaram com o ar mais cândida deste mundo quem era Cristiano Ronaldo. Minutos depois dizia uma delas__nossa vizinha francesa__, mas, então, esse tal de Maurício Ronaldo...

Guêmail

Não percebo porque é que as pessoas insistem em dizer Jêmail, será por causa do inglês gi? O inglês Gimail, deu em português Jêmail? É que, que eu saiba, temos em português, á, bê, cê. dê, é, éfe, guê...Ah, eu também tenho o Jêmail...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

ARRE!

O botão de arranque do meu PC teima em não arrancar, e já há bastante tempo que a funcionalidade "som" não existe, enfim, um aparelho à imagem e semelhança da dona. Fernando Pessoa lá teria as suas razões para estar furibundo com a política portuguesa da época, eu ando tão cansada que nem me consigo indignar com nada, nem comigo própria. Felizmente que existe Fernando Pessoa, para cheio de pontos de exclamação exprimir a sua raiva, a sua frustração ou qualquer outra coisa.

Arre, que tanto é muito pouco!

Arre, que tanta besta é muito pouca gente!

Arre, que o Portugal que se vê é só isto!

Deixem ver o Portugal que não deixam ver!

Deixem que se veja, que esse é que é Portugal!


Ponto.

Agora começa o Manifesto:

Arre!Arre!

Oiçam bem:

ARRRRRE!


Álvaro de Campos

Bendito seja