terça-feira, 28 de abril de 2009

A essência d´ Aquilo




Porque o 25 de Abril também nos trouxe a possibilidade de chamarmos os bois pelos nomes [ou como diria uma certa pessoa, a meio de um jantar, já bem regado: os nomes pelos bois…] não resisto a partilhar este documento que recentemente me foi enviado e que é muito divertido. Leiam, please.
Caramba, eu pensava que em 1953 era tudo santo e não havia "poucas-vergonhas como agora", afinal até no Jardim Botânico e na Tapada da Ajuda era um forrobodó que só visto.
Assim que li a multa de "Mão naquilo" e "Aquilo na mão", pensei logo: então não é a mesma coisa? Mas, devia haver uma grande diferença, na cabeça do legislador, pois a multa duplicava! Ocorreu-me então que "Mão naquilo", tratar-se-ia de um senhor sozinho, em actividade solitária, quiçá atrás de uma frondosa vegetação espreitando outros, enquanto que "Aquilo na mão", já implicaria um senhor e uma senhora no exercício da sua actividade profissional. Digo eu. Depois, "Aquilo atrás daquilo", será aquilo que eu estou a pensar? Mas, o pior do pior dos pecados seria "Com a língua naquilo", com direito a prisão e fotografia! (Haverá um Arquivo dessas fotos???)
Esta lista de multas da Polícia de Costumes é de uma profundidade que só visto. Se nos pusermos a pensar que o conceito de "Aquilo" usado pelo legislador pode assumir três sítios diferentes do corpo humano, esse caminho de pensamento conduzir-nos-á a um beco filosófico sem saída! Então, __segundo a definição clássica e aristotélica__, a essência não é o que faz com que uma coisa seja aquilo que é? Qual é a essência de "Aquilo" que se manifesta em três existências diferentes? Ouvido o meu consultor para os assuntos filosóficos, só Merleau Ponty nos pode tirar deste beco. Do que percebi, as essências procuram-se nas existências e Aquilo pode assumir várias essências, e não uma só como a concepção aristotélica.
Viva Merleau Ponty, digo eu que tenho uma embirração de estimação por Aristóteles!

2 comentários:

Boi disse...

Esta dos "os nomes pelos bois…" não me é nada estranha....
LOL

Zoe disse...

foi inesquecível!parece que ainda a estou a ver!!!!!!!!!!!