quinta-feira, 30 de abril de 2009

Então, ainda gostas de animais?

Às vezes, na vida, cruzamo-nos com pessoas que nos ficam a conhecer muito superficialmente, pela rama. Não ficamos em contacto com elas, e quando nos encontramos, por acaso, pode acontecer uma pergunta deste género:
__Então, ainda gostas de animais?
Como se perguntassem:
__Então, ainda andas com o Paulo?
ou
__Então, ainda costumas ir para o Algarve?
ou
__ Então, ainda andas no judo?
Certas pessoas acham que gostar de animais é uma espécie de opção, tipo um curso que se tira, um estado civil que se escolhe, uma vida religiosa que se segue. Gostar de animais é um inexplicável sentir que nasce e há-de morrer connosco. Mas, só quem nasceu com este "dom" sabe do que é que estou a falar.
É lugar comum algumas pessoas dizerem que ter animais é uma opção. Não sei de quem foi essa opção. Minha é que não foi de certeza! Por acaso optei por não ter férias, fins-de-semana, pontes, caso seja necessário socorrer um animal ou ficar a tratar dele? Sim, porque não tenho feitio para ver um animal ferido, virar a cara para o lado e fazer como se nada fosse. Tenho mesmo de fazer alguma coisa! Opção? Outras pessoas acham fútil preocuparmo-nos com o sofrimento animal quando devíamos dar prioridade à preocupação com o sofrimento de crianças, por exemplo. Mas, em que medida é que uma preocupação é impeditiva de outra? Só se for em pessoas que têm o cérebro do tamanho de uma ervilha, o que as impossibilita de terem várias preocupações sociais. É um falsa questão, um falso argumento. Querendo, há espaço para toda a gente, para todas as inquietudes. Normalmente, quem faz esse tipo de comentários e críticas, não faz nada por crianças necessitadas, nem por o que quer que seja por quem quer que seja.
Falando nisso, este fim-de-semana prolongado vou ser ama do Preto Cabeçudo, um gato de rua, velhinho, cego de um olho que lacrimeja, e com uma pelada de todo o tamanho no lombo e outras que se insinuam pelo corpo todo. C0nseguimo-lo apanhar ontem à noite, mas só pode ser operado 2ª de manhã, porque retirar o globo ocular é uma operação longa e delicada. Até lá vai ficar sob a minha vigilância, mas estou a achá-lo muito parado, não se mexe da caixa de cartão. Ali o pomos e ali fica. Por momentos, chego a pensar que não vai aguentar até lá. Belo programa o meu! E, ainda dizem que é por opção!!!!


Apresento-vos o Preto Cabeçudo











P.S. Ainda vai dar para ir à Feira do Livro que este ano começa hoje! Tão cedo!

2 comentários:

Miau disse...

Respeitá-los, mimá-los, cuidar deles...afinal de contas, torná-los os nossos melhores amigos...sem nos darmos conta...

Zoe disse...

podes crer...
não poderia viver sem eles!