quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Faxina...
Mooi chôchinha
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Missão
Ano velho
Quanto à passagem de ano em si, é mais um momento de transgressão permitida, portanto, aproveitemo-lo.
sábado, 26 de dezembro de 2009
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Boas Festas
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Natal, e não Dezembro
Entremos, apressados, friorentos,
numa gruta, no bojo de um navio,
num presépio, num prédio, num presídio
no prédio que amanhã for demolido...
Entremos, inseguros, mas entremos.
Entremos e depressa, em qualquer sítio,
porque esta noite chama-se Dezembro,
porque sofremos, porque temos frio.
Entremos, dois a dois: somos duzentos,
duzentos mil, doze milhões de nada.
Procuremos o rastro de uma casa,
a cave, a gruta, o sulco de uma nave...
Entremos, despojados, mas entremos.
De mãos dadas talvez o fogo nasça,
talvez seja Natal e não Dezembro,
talvez universal a consoada.
David Mourão-Ferreira
domingo, 20 de dezembro de 2009
Vigdis Augusta Dale
Ruzsa Magdolna O Fado De Se Fadista
Et voilà.
É o último vídeo a publicar no Fado Não é Nosso, aqui a húngara Ruzsa Magdolna.
Agora é que o José vai ficar com os cabelos em pé...Com um cenário tão diferente do ambiente de relogiosidade vivida na Parreirinha de Alfama de tempos passados...
Parece-me tratar-se do Ídolos húngaro ou algo semelhante, pois vê-se um júri e números a passar em rodapé para votar nela.
Eu cá gosto da voz da Rusza.
Que frio!
Gaivotas em terra...
Natal, Natal, Natal...
sábado, 19 de dezembro de 2009
Atenção às novas datas de votação do Orçamento Participativo da CML
Recebi o seguinte mail que passo a divulgar:
«Amigos(as)
Foi posto no site da CML (http://www.cm-lisboa.pt/?idc=41&idi=46678) em 28/12, o seguinte aviso:
“A Câmara Municipal de Lisboa foi alertada por cidadãos participantes na 1ª fase do Orçamento Participativo (OP) para a existência de propostas apresentadas nesta fase que não surgiram na lista de projectos colocados à votação.
Analisadas as situações identificadas, foi detectada uma avaliação inadequada por parte dos serviços da CML relativamente a algumas propostas apresentadas, que teriam condições para virem a ser transformadas em projectos e colocadas à votação.
Face a esta situação a CML decidiu anular, hoje, dia 18 de Dezembro, a 2ª fase do OP. O objectivo é colocar novamente à votação dos cidadãos de Lisboa a lista de todas as propostas apresentadas que cumpram os critérios previamente definidos.
Assim, a 2ª Fase do OP (votação de projectos) voltará a estar operacional no período entre 30/12/2009 a 15/01/2010.”
Até agora os votantes não receberam qualquer e-mail da CML o que seria normal uma vez que entre a 1ª Fase da apresentação de propostas e a 2ª Fase da votação tinham sido convidados a votar através de e-mail pessoal endereçado pela CML.
Guardem o comprovativo da votação que receberam da CML afirmando que tinham votado no projecto das obras no Canil/Gatil, pode vir a ser necessário reuni-los todos.
Cordiais saudações
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/ »
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Câmara Municipal De Lisboa/ Orçamento Participativo 2010
«Amigos(as)
O projecto das obras do Canil/Gatil Municipal está aberto à votação, no site da Câmara Municipal de Lisboa, até dia 20 de Dezembro ( próximo domingo). http://www.cm-lisboa.pt/?idc=525 . Tem de se registar ou de já estar registado. Depois de ter votado recebe um e-mail a confirmar a votação.
São mais de 100 projectos e os mais votados serão incluidos no Orçamento de 2010.
As condições em que a maioria dos animais está detida no canil de Lisboa são vergonhosas ( ler em http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/distrito-lisboa-l-o/ )
Fruto dessas condições, grassam as doenças que vitimam, por exemplo, 40% dos gatos que lá dão entrada.
O nosso objectivo é acabarmos com a sobrepopulação de animais e com o abandono que daí deriva e, por conseguinte, com os próprios canis, mas enquanto não o conseguimos é imperioso que os canis garantam aos pobres animais que lá entram o mínimo de bem estar e de salubridade.
VOTE !
Divulgue às suas mailings, ponha nos sites que costuma visitar, os animais abandonados de Lisboa precisam da conjugação de esforços de todos os seus amigos!
Campanha de Esterilização de Animais Abandonados
http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/»
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Marcela Ortiz Aznar
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Kumiko Tsumori
domingo, 13 de dezembro de 2009
Aniversários & Dietas
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
松田美緒+笹子重治+秋岡欧『Luiza~Naufragio』
A série dos estrangeiros a cantar fado está quase a acabar...
Segundo li, a japonesa Mio Matsuda terá vivido um ano em Portugal.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Dia Internacional dos Direitos Humanos
Texto:
«Hoje dia 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nestes momentos em que se comemora um dia sagrado para a Humanidade, um dia de ideais e de princípios que garantem os direitos básicos; eu, que sou uma defensora dos Direitos Humanos, estou em greve de fome desde há 25 dias por causa da injustiça e da falta de respeito pelo Direitos Humanos.
Hoje, depois da expulsão ilegal da minha terra pelas autoridades marroquinas, depois de ser retida ilegalmente neste aeroporto de Lanzarote pelo Governo espanhol e de ser separada dos meus filhos contra a minha vontade, sinto, mais que nunca, a dor das famílias saharauis separadas desde há 35 anos por um muro de mais de 2.600 quilómetros.
Hoje, como todos os dias, sofro de pensar nos meus companheiros encarcerados, sofro de pensar nos sete activistas de Direitos Humanos que, por decisão arbitrária do governo marroquino, irão comparecer ante um tribunal militar e estão ameaçados com a pena de morte. Penso também na população saharaui, oprimida e reprimida diariamente pela polícia marroquina no Sahara Ocidental. E penso no seu futuro.
Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos felicito todas as pessoas livres que defendem os direitos elementares e que se sacrificam para conseguir a paz no mundo; e, ao mesmo tempo, lanço um apelo urgente para a protecção dos direitos do meu povo, o povo saharaui.
Hoje é também um bom dia para a esperança, um dia que aproveito para pedir ao mundo e em especial a todas as mães, que apoiem a minha reivindicação, que é o regresso ao Sahara Ocidental. Desejo abraçar os meus filhos, desejo viver com eles e com a minha mãe, mas com dignidade.
Hoje quero agradecer à sociedade espanhola a sua solidariedade e contínua defesa dos direitos legítimos do povo saharaui e, também, a sua solidariedade comigo nestes duros momentos.»
Informação distribuída
pela Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental
10-12-2009
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Animais abandonados
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Florbela Espanca
Todos os Nomes*
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
«É gato, pode ser nuvem»
«É gato, pode ser nuvem.
domingo, 6 de dezembro de 2009
Andando
sábado, 5 de dezembro de 2009
O Fado Não É Nosso
Depois, comecei a desenvolver a ideia de demonstrar que a universalidade do fado ultrapassa as nossas fronteirinhas dada a sua própria essência e daí a ideia de começar a publicar videos com estrangeiros a cantar fado. Nasceria assim O Fado Não É Nosso. Trabalhando como trabalho com estrangeiros já conhecia a existência de alguns, outros fui pesquisando e encontrando no You Tube, e assim, ainda em Junho publiquei:
- a japonesa Naomi Chiaki (canta em japonês)
- o japonês Taku (canta em português)
- a croata Jelena Radan (canta em português)
Em Agosto publiquei:
- a catalã Núria Piferrer cujo nome artístico é Névoa (canta em catalão)
- a mexicana Marcela Ortiz (canta em português)
- o japonês Mashiro Iizumi (interpretação de viola portuguesa)
- a japonesa Hideco Tsuquida (canta em japonês e português)
- a romena Maria Radacanu (canta em português)
- as gregas Souzana e Eleni Vougioukli (em português e video gentilmente enviado por Rentes de Carvalho...)
Depois tive de interromper a pesquisa e a publicação, por falta de acesso à funcionalidade Som, e mais tarde por ter ficado mesmo sem o PC durante mais de um mês e meio. Mas, cá estou de volta com estes fadistas estrangeiros até para concluir o que comecei pois ainda tenho dois videos e umas fotografias para publicar. Voilà. Só falta dizer o meu preferido, o japonês Taku. Espero que gostem.
Naomi Chiaki sings Fado
Dedicado aos Vagas.
Como já repararam está de volta a "série" O Fado Não é Nosso que há uns tempos atrás tinha começado neste espaço. Depois, por falta de acesso à funcionalidade Som, imprescendível numa "pesquisa" deste género e mais tarde por ter ficado mesmo sem o PC durante mais de um mês e meio, interrompi a publicação, mas cá estou de volta com estes fadistas estrangeiros até para concluir o que comecei. Deixo-vos hoje com a elegante, sóbria e contida Naomi Chiaki que já tinha publicado em Junho, mas que não sei porque artes do demo desapareceu o video, ficando só o título...
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
National Geographic
(In DIÁRIO DIGITAL, 23 de Novembro de 2009, http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=14&id_news=422549)
O National Geographic Channel (NGC) vai estrear no dia 1 de Dezembro, às 21:15, a série documental «Ink Rescue», que acompanha uma equipa improvável na defesa pelos direitos dos animais.
Ao longo de seis episódios, a série vai dar a conhecer um grupo de motards que formou uma organização de ajuda animal «completamente diferente de todas as outras que conhecemos», a Rescue Ink, segundo o canal.
Alguns dos elementos da organização têm no passado problemas com as autoridades e situações de violência, mas procuram redimir-se ajudando animais que sofrem abusos por parte dos seres humanos.
Semanalmente, chegam à Ink Rescue, em Long Island, cerca de 100 chamadas a reportar abusos contra animais. Estes homens – porteiros de discotecas, seguranças, bombeiros ou até antigos detectives da polícia de Nova Iorque – respondem a pedidos que nenhuma outra organização acorreria.
O primeiro episódio, «Rebeldes com uma Causa», vai para o ar dia 1, às 21:15. Estará em destaque o caso de um pit bull com um longo historial de ataques que exige acompanhamento especial para uma nova oportunidade de viver num lar, entre outras situações.
Segue-se «Morder a Língua», dia 8, à mesma hora. No dia 15, é transmitido «Encontros Arriscados».
«A Casa dos Horrores» vai para o ar dia 22 de Dezembro. «Missões de Salvamento» tem estreia prevista para dia 29 de Dezembro e, por fim, «Assassinos de Pit Bull» é emitido a 5 de Janeiro.
[Para saber mais acerca do Rescue Ink, por favor visite: http://www.rescueink.org/ e http://channel.nationalgeographic.com/series/rescue-ink-unleashed/all/Overview] »
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Adeus Novembro
A História do Peto
A História do Peto
Ao comemorar o seu primeiro aniversário a Animalia resolveu dar aos seus leitores a oportunidade de participarem na nossa revista. Aqui fica a história de Peto, um cão abandonado que teve a sorte de encontrar uma boa dona, mas só aos 14 anos de vida...
O Peto apareceu bebé na rua. E na rua viveu durante 12 anos. Comendo dos caixotes do lixo até duas senhoras repararem nele. Foram-no protegendo dando-lhe comida e água. E o Peto por ali foi ficando. Foi recolhido por duas vezes, por pessoas, que o voltaram a pôr na rua: por ser grande, por deixar a casa cheia de pêlos... (15 kgs, 50 cms de altura). O Peto enquanto viveu na rua foi espancado várias vezes. Durante tempos teve dificuldade em usar as patas traseiras. Foi atropelado mais do que uma vez. Chegou a ser esfaqueado na barriga. Tem Leishmaniose, que vocês conhecem mais como a "Doença da Picada do Mosquito".
Por dormir tantos anos ao relento, tem Artrite. Toma medicação 4 vezes ao dia e vai tomá-la para o resto da vida! O Peto foi atacado várias vezes por cães com "donos perigosos" e tem várias cicatrizes. O Peto enfrentou duas denúncias de vizinhos que não o queriam por ali. Acabou numa das vezes no canil para abate. Foram buscá-lo. Voltou à rua. Um dia, alguém reparou num cão meigo e triste, que se arrastava, cheio de feridas cobertas de sangue, terra e pó. Começou por lhe limpar as feridas. Acabou por saber a sua história e apesar de ter, na altura, quatro gatas em casa, seis meses depois, em Novembro de 2005, levou-o para sua casa muito doente.
Provavelmente não passaria do Inverno...
O Peto faz 16 anos em Novembro/2008, data escolhida, porque ninguém sabe o mês de nascimento, só o ano, por acaso. Partilha a casa harmoniosamente com gatas. O Peto é exactamente o tipo de cão que ninguém adoptaria: é velho, doente, rafeiro... e preto! O Peto não sabe brincar, nem reconhece um brinquedo, mas conseguiu aprender "Obediência de Companhia" e compreende alguma linguagem gestual. O Peto começou ser treinado pela sua dona em Dezembro de 2006. Com 14 anos! A dona do Peto ADORA animais, mas nunca tinha tido um cão seu. Só gatos. Todos recolhidos da rua, como o Peto. Por causa do Peto "viu-se obrigada a mudar de casa", por ter vizinhos que não queriam "o cão que andava na rua" no prédio, chegando alguns deles a espalhar enxofre no interior do mesmo... Quando lhe dizem que ao Peto lhe saiu o "euromilhões", a dona do Peto responde: "A mim também! O Peto é um cão extraordinário! É hoje um canito muito mimado, muito amado e feliz! Só lamento não tê-lo adoptado mais cedo". O Peto foi entretanto "convidado" através de uma Instituição de Solidariedade Social, agregada à Segurança Social para ser um cão de assistência... mas eu penso que o Peto já merece descansar.»
domingo, 29 de novembro de 2009
Seria o Miguel Sousa Tavares?
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1434199&seccao=Sul
Frida Kahlo e os animais
Banco Alimentar
Acção de Graças
Depois fomos a correr para a celebração de Acção de Graças em casa de uns americanos a viver em Portugal. Ora, toda a gente sabe que esta festa importantíssima para os americanos se celebra na quarta quinta-feira de Novembro, mas como eles têm quatro filhos pequenos,(e são muito rigorosos com os horários de ir para a cama: 20h30m já está tudo a caminho...) e também havia crianças portuguesas convidadas e julgando eles que as nossas também estão submetidas a estes horários rigorosos de ir para a cama cedo...fizeram a festa no sábado à tarde. Festa esta com raízes muito antigas estimando-se a sua primeira celebração em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos do MayFlower que fundaram a vila em 1620. Na festa de Acção de Graças, as pessoas __independentemente das suas religiões__,agradecem tudo o que conseguiram conquistar durante o ano: saúde, nascimentos, prosperidade, trabalho... As famílias e os amigos reúnem-se e comemoram, comendo pratos típicos à volta de uma mesa farta. O peru recheado é o mais famoso deles. Além desta ave, as pessoas comem batata-doce, puré de batata,legumes cozidos, puré de espinafres, saladas, torta de abóbora e muitas mais deliciosas sobremesas.Tudo isto e muito mais havia hoje em casa dos americanos. O que eu mais gostei foi de um puré de batata-doce.Nos EUA, as instituições de caridade servem refeições aos pobres e mandam cabazes de alimentos para pessoas idosas e doentes.Olha, vem a calhar com a recolha de alimentos nos supermercados a favor do Banco Alimentar, este fim-de-semana.Estamos em sintonia com festa de Acção de Graças americana.
sábado, 28 de novembro de 2009
Sábado de todas as festas
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Prendas
Recebi ontem da Greenie, coisasverdes, este selinho lindo que agradeço muito e que passo a atribuir a dez blogues com os quais aprendo sempre qualquer coisa ou que lutam por algo.
blogdaanimal
cartadetarot
cronicasdorochedo
cronicasdeumvagamundo
diariodotripulante
jornalanimais
marialuisamoreira
sosalgarveanimals
viagenslacoste
wolkenworte
Câmara Municipal de Lisboa/ Orçamento participativo 2010
«Está aberto no site da Câmara Municipal de Lisboa ( link abaixo) o Orçamento participativo que permite aos cidadãos submeter ideias, propostas, para o Orçamento de 2010, até domingo dia 29/11. É fundamental que todas as pessoas deste grupo se inscrevam e falem da necessidade das obras no canil/gatil . É o minímo que podemos fazer por aqueles pobres bichos.
Procurem no site da CML , à esquerda onde diz Orçamento Participativo 2010
Têm de se inscrever primeiro e depois com o vosso e-mail e password escolhem,na área temática, a designação "outras" e especificam " Canil/Gatil Municipal de Lisboa" e descrevem o que se pretende.
Se tiverem dúvidas telefonem para 217988000 e peçam para falar com a equipe do Orçamento Participativo.
Divulguem pelas vossas mailings para sermos centenas.
http://www.cm-lisboa.pt/»
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Paula Rego, botas e gatos
Detesto engraxar botas: o cheiro, a graxa, os dedos pretos, as unhas sujas, a escova, a meia velha de lã para o brilho final. E, depois de tanto trabalho, ir para a chuva!
E Pomar.
E Resende.
Falando de vivos.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Campanhas de esterilização
domingo, 22 de novembro de 2009
Fernando Pessoa, sempre
Fernando Pessoa, Obras em Prosa
Livro do Desassossego, Bernardo Soares
P. 285
sábado, 21 de novembro de 2009
ASSASSINA!
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Fronteiras Perdidas
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Olha, fomos apurados!
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
terça-feira, 17 de novembro de 2009
A União Zoófila
Aproximam-se os tempos difíceis do inverno, do frio e da chuva. E, estes animais precisam muito, de muita coisa.
Para quem tem medo de fazer donativos em dinheiro, pois pensam sempre que o pessoal das associações o mete ao bolso, podem doar rações, latas, gazes, compressas, água oxigenada, medicamentos, desparasitantes; para quem mesmo assim continua com medo que o pessoal desvie para suas casas estas doações, podem oferecer mantas, cobertores, caminhas, camisolas velhas; e, se mesmo assim continuam com medo de desvios de material, então têm um bom remédio: dêem de vós próprios, isto é do vosso tempo, do vosso dia, da vossa vida. E, aqui não há desculpas.
Chegaram, enfim!
Bem, eles já chegaram há dois dias ao Centro de Rreprodução de Silves, mas tem havido tanta coisa pelo meio que só hoje coloco a notícia e ainda vamos muito a tempo de festejar. Bem-vindos.
Sobre o lince ibérico:
http://linceiberico.icnb.pt/homepage.aspx
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
«Foi preso o número dois da máfia siciliana
Robert Enke
O que me anda a impacientar é certos comentários e reacções à sua decisão de pôr termo à vida. Já não tenho paciência para os moralistas, sempre de dedinho espetado a criticarem tudo e todos, sempre, sempre a julgarem os outros e a excluirem-se do que criticam. Até cobarde já lhe chamaram. E, que num mundo em que tanta gente luta desesperadamente pela vida, ele não tinha o direito de fazer o que fez. Pois é, mas quem luta por viver, é porque decidiu lutar. Ele decidiu outra coisa. E, que enquanto uns lutam pela vida, o suicídio é uma afronta a quem luta. Mas, quem decidiu morrer, também se pode ter sentido ofendido com o excesso e superabundância de vida nos outros. Quando estamos cheios de dores nos olhos, a luz do sol, fere-nos mais do que nunca, é-nos insuportável. Como diz o povo: "Cada um sabe de si, e Deus de todos". Cada um sabe de si, da sua dor, da sua incapacidade de a superar, da incapacidade de viver com tanto sofrimento à volta. E, só Deus conhece o coração do suicida, ninguém mais o pode condenar. E, aqueles que pensam que estão acima destas fraquezas e minudências, não sabem que a vida dá muitas voltas e, que a fortaleza de hoje pode ser a fragilidade amanhã, o que hoje temos, amanhã já não. O que hoje são certezas, amanhã são dúvidas e nevoeiro cerrado. Já não suporto mais as pessoas que passavam a vida a cuspir para o alto e a dizer: EU, nunca!
domingo, 15 de novembro de 2009
Diferenças
Ao balcão da padaria do supermercado:
Cliente: Queria seis bolas da avó muito mal cozidas, as mais mal cozidas, s.f.f.
Eu: Queria quatro bolas da avó muito bem cozidas, as mais bem cozidas!
E, as três rimos.
Porque não há-de ser assim no mundo?
sábado, 14 de novembro de 2009
Lourenço, o lutador
http://lourenco_olutador.blogs.sapo.pt/
«Porque Deus permite que as mães se vão embora?»
Faz hoje cinco anos que a minha mãe partiu. Na impossibilidade de dizer qualquer coisa, deixo-vos com os poetas.
Sempre
Porque Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Porque Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe, não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto do seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
Carlos Drummond de Andrade, Antologia Poética.
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Sexta-feira, 13
Se eu vivesse no tempo da Inquisição, lá íamos todos para a fogueira: e os meus gatos pretos.