segunda-feira, 29 de junho de 2009
Rentes de Carvalho e a Maria Fernandes-II
domingo, 28 de junho de 2009
Ser lobo
sábado, 27 de junho de 2009
Aristides de Sousa Mendes
sexta-feira, 26 de junho de 2009
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Os Pastéis de Belém são nossos
quarta-feira, 24 de junho de 2009
segunda-feira, 22 de junho de 2009
TAKU-É Noite na Mouraria(Fado)
Até parece que sou uma fanática de fado, o que não é verdade, e já aqui escrevi sobre isso. Nunca visitei o Museu do Fado, nem a Casa-Museu da Amália, e só vou a um restaurante de fados quando a Liesbeth está em Lisboa e vai cantar a algum lado. Mas, chateia-me a apropriação do sentir, da saudade, da nostalgia como exclusivos do ADN português. Ora, não é, as coisas da Alma têm uma universalidade que ultrapassa as nossas fronteiras territoriais ou genéticas. Deixo-vos com o japonês Taku, que não me cansaria de ouvir uma noite inteira. E, concluo por hoje com uma heresia que não sei se a Inquisição das Opiniões Institucionalizadas me perdoará: gosto mais de ouvir o Taku do que o Carlos do Carmo, que é tão perfeito, tão perfeito que não chega a roçar-me, ao contrário do Taku que mexe com o mais profundo de mim. São coisas da Alma.
domingo, 21 de junho de 2009
Jelena Radan - Meu Fado Meu
Porque defendo que o fado não é "nosso", aqui vos deixo a croata Jelena Radan. Espero que, com este calor, não dê um treco a ninguém...Porque amanhã há mais. ..Falta aqui é uma guitarra portuguesa, ah, isso falta. Concordo. Mas, também na Croácia não deve ser muito fácil arranjar um guitarrista com esse conhecimento...
sábado, 20 de junho de 2009
Rentes de Carvalho e a Maria Fernandes
Em primeiro lugar queria perguntar-lhe onde posso ainda comprar "Com os portugueses", esgotado em edição. Ou se vai reeditar, ou qualquer coisa do género. Pode ser que ainda exista nalguma pequena livraria ou alfarrabista, e ele saiba.
Em segundo, Rentes de Carvalho, ontem, no seu blog Tempo Contado comentou sobre a identidade do fado. No post com o título "O fado já não é só nosso", ele fala de uma cantora holandesa, que canta fado em frísio e depois comenta sobre a "minha" Liesbeth, sobre aquele vídeo que há 5 dias atrás aqui publiquei, onde ela intrepretava Pinoia. Pois bem, diz ele:
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Expressões que odeio de todo o meu coração
"Pegar o touro pelos cornos": deixem os touros em paz!
"Quem não tem cão, caça com gato": não caça de maneira nenhuma. A acção de caçar é uma cobardia absoluta. Um matulão de espingarda na mão a atirar contra um ser vivo de 10, 20, 30 cm? Caramba, é preciso ser muito, muito corajoso!!!!!!! É o meu tipo de homem!!!!
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Palavras que odeio na boca De-Quem-Não-Vou-À-Bola
B: __ Coitada!
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Irão, iranianos
P.S. Consegui encontrar no You Tube o vídeo de um cantor muito popular no Irão, Dariush, uma canção que os meus amigos cantavam muito e consegui reconhecer um pedaço: "o meu pai diz-me sempre, deita ódio para longe de ti...". Ah, o tal Dariush, não é o joselito que aparece no video...De acordo com outros videos que estive a ver dele, está um respeitável senhor de barba e cabelo grisalhos, deve ser um colaboracionista...
terça-feira, 16 de junho de 2009
No dia do exame de Português do 12º ano...
«REDAXÃO
'O PIPOL E A ESCOLA'
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas. Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã? E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah. Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver??? O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?»
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Maria Fernandes - Pinoia
A noite de hoje é dedicada à minha querida Liesbeth, que na Holanda está a passar por provações e vicissitudes que a farão crescer e darão mais profundidade à sua interpretação de fado.
domingo, 14 de junho de 2009
Allen Ginsberg
Dirigido a Deus: para que ilumine todos os homens. A começar
pelos de Ski Road.
Para que o cruzamento da Avenida Central com a Avenida
Washington se transforme num local mais alto, na Praça da
Eternidade.
Para que ilumine os soldadores dos estaleiros navais com o brilho
dos seus maçaricos.
Para que o maquinista do guindaste erga o braço, numa saudação
festiva.
Para que os ascensores ranjam e falem, subindo e desecendo no seu espanto.
Para que a misericórdia da direcção em que cresce a flor, chame,
por acenos, a atenção do nosso olhar.
para que a flor que cresce em linha recta indique na rectidão o seu
propósito __a procura da luz.
Para que a curvatura e a rectidão indiquem a luz.
Para que o Puget Sound seja uma descarga de luz.
Alimento-me do teu Nome como uma barata se alimenta do de uma
migalha __esta barata é sagrada.
Seattle, 1956
Celebrações profanas
sábado, 13 de junho de 2009
sexta-feira, 12 de junho de 2009
quinta-feira, 11 de junho de 2009
93 milhões de euros!
terça-feira, 9 de junho de 2009
Em memória da Boneca, descanse em paz
domingo, 7 de junho de 2009
Parabéns Paulinho
Não o Rangel, o "meu", que hoje faz anos: uma espécie de mano, da minha segunda família, tantas horas boas, muito boas, más, dolorosas, divertidas, como a vida. Parabéns e muitos anos de vida, que ainda temos muita coisa para curtir, Ibiza, o fim-de-ano na Madeira, e por aí adiante...
Eleições europeias
sábado, 6 de junho de 2009
Tugas
Então e este golo de Bruno Alves (um jogador do éfecêpê!) já nos minutos de compensação,__quando já ninguém acreditava no apuramento e se desinteressou do jogo__, foi o quê este golo?? Sua cambada de hereges, blasfemos, ateus, merecem o quê agora?
Paulo Rangel, não!
sexta-feira, 5 de junho de 2009
Post 100
Joni Jordan, La Vanguardia
quinta-feira, 4 de junho de 2009
O Chato
__ Com que então a comer cadáveres, hem?
__ Gostas de cadáveres, gostas? É bom, é?
__ Huum, cheira tão bem esse cádaver!!!!!
__ Então, o que é que estás a comer? Cadáver com batatas fritas? Que bom!!!!
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Blog de ajuda a animais
Cá vai ele
http://sosalgarveanimals.blogspot.com/
terça-feira, 2 de junho de 2009
Etnocentrismo
Por mais que me esforce, não consigo achar mais valor na vida de um português do que na vida de um brasileiro ou de um francês.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Dia Mundial da Criança
«Os pequenos fragmentos da nova vida de Sandra mostrados pela televisão aterrorizam. A família bebe às claras. A casa está desarrumada. De um quarto de criança com papel de parede cor-de-rosa e Barbie, a Sandra foi transferida para cima de um forno: o colchão não tem lençol e a cortina está pendurada num fio metálico», escreve a jornalista Iúlia Kalinina.
«Mas o pior é que ela trouxe de Portugal a sua querida amiga: a cadela Lúcia. Pois é, esse maravilhoso animal, um labrador ruivo, que talvez antes dormia na cama da menina, foi preso a uma corrente...É o mesmo que prender um anjo a uma corrente», continua a jornalista.
«Sandra habituar-se-á de qualquer forma à nova família. Aprenderá a comer sopa, a dizer palavrões e a fazer as necessidades numa retrete de tábuas, tapando o nariz com os dedos. Depois começará a beber com a mãe para fazer companhia. Nada de horrível, pois, na Rússia, milhões de crianças vivem com os pais alcoólicos, levam murros e dormem em tarimbas. Mas crescem russos, nossos, e não uns portugueses quaisquer», sublinha.
Depois de constatar que é impossível salvar a menina porque a lei está do lado da mãe, a jornalista apela para a recolha de assinaturas para, pelo menos, salvar a cadela Lúcia..
Pois é, só pessoas com o cérebro do tamanho de uma ervilha como eu costumo dizer, criticam quem se ocupa de animais em prejuízo das crianças. É que uma coisa não impossibilita a outra. Espíritos pequenos em tudo, até na generosidade. As pessoas que fazem esta crítica nunca se ocupam de crianças, nem de velhos, nem de animais. São incapazes de dar de si, do seu sangue, da sua medula. Nada. E, tudo isto liga com a fotografia que ilustra o meu post do Dia Mundial da Criança.