sexta-feira, 28 de maio de 2010

A professora de Mirandela, os arquivos e eu.

Não vou falar da produção kitch da playboy, porque já toda a gente falou. Gostaria de saber que se fosse a a Bárbara Guimarães a despir-se, se lhe poriam um caniche ao colo, claro que não, mas como se tratava de uma habitante de uma aldeola de 1000 habitantes para além do sol posto acharam que para quem é caniche fica bem. Dizer que a professora de Mirandela foi castigada por se despir também é para rir. Como se ela não tivesse previsto os lucros que daí adviriam! Aliás, já contratou um agente e já tem agendadas presenças em discotecas de Vila Real, Cabeceiras de Basto e Macedo de Cavaleiros. O agente referiu ainda que os valores cobrados não são os da Merche Romero, mas são na ordem dos cobrados ao Angélico e ao Dzrt... Enfim, para começo não está mal, não senhor. Para quem foi "vítima" da hipocrisia, da censura comunitária, da mentalidade retrógrada, da punição, não está mal, não senhor. Foi bem pensado.
A mim, o que me chateia no meio disto tudo é que os arquivos são conhecidos como o local para onde se manda toda a gente de castigo: deprimidos, depressivos, anti-sociais, funcionários com problemas relacionais, para lá vai tudo. Ora existem técnicos profissionais de arquivo, com o 12º ano e um curso técnico profissional de 9 meses ou o 9º e três anos de formação. E, existem os arquivistas com uma pós-graduação de três semestres e se quiserem podem fazer uma tese e ficam mestres em arquivos. Portanto, os arquivos são um local de exigência técnica muito elevada e não depósito de castigados. É isto que me chateia. Porque os arquivos são Memória.
Fotos minhas
   

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Faz hoje um mês

que a minha bichinha partiu para o céu dos gatos. Desde então não tenho escrito nada que preste. Desconfio que, na realidade, não era eu que escrevia, mas sim ela. Porque a chegada da Mooi a minha casa e a chegada do PC são coincidentes e ela logo elegeu o espaço entre mim e o meu computador como seu, em cima do meu braço direito, depois passava-a para o esquerdo para poder escrever, aninhava-se ali no ângulo do braço e ali ficava o tempo que eu ficasse. Chegou a Mooi, o PC e eu começaria uma pós-graduação que durou tês longos semestres. E, ela sempre ali a fazer-me os trabalhos. Até às tantas. Muitas vezes, eu não conseguia fazer nada com ela nestas posições e afastava-a ou punha-a fora dali, daquele local entre mim e o PC. Mas, ela voltava e eu punha fora e ela voltava e eu enxotava, principalmente quando estava muito calor e aquela bola de pêlo fervia em cima dos meus braços. Se eu soubesse que ela iria ficar tão pouco tempo entre nós, deixá-la-ia ficar até hoje. Mas, é sempre assim. já com as pessoas também, pensamos que são eternas, que temos tempo, todo o tempo do mundo. E, um dia, já não estão mais connosco.
Agora não escrevo mais nada. porque o que eu escrevia, era ela que ditava. 
Aqui com o namorado Rubi

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Prémios


Recebi este selo hoje, do César, do alfobre. muito obrigada.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ratzinger, os arminhos e a minha voz...

 Imagem retirada da Internet

Há pessoas que conseguem manter um sorriso sem mexerem um único músculo, não sei como o fazem mas também não o quero aprender! Tarrenego! A vida tem de ser mesmo vivida de peito aberto ou então seremos semelhantes a um galão tépido. 
Bem, a semana foi intensa. E, não falo de festejos do Benfica ou visitas papais. Falava mais de relações interpessoais. E, atenção que essas relações não são necessariamente amorosas. Podem ser de amizade, ou de qualquer coisa. Adiante.
Consegui ver o papa-móvel de uma nesga de uma varanda do local de trabalho e op tal bafo maléfico, fiquei afónica! Bem, na verdade, eu andava com dores de garganta e essas dores transformaram-se em apagão da voz. O facto coincidente com a passagem do papa móvel foram só extrapolações para rir. Não percebi até agora tanta excitação à volta do papa. "Ah! Afinal ele é simpático!" Foi o comentário que mais ouvi na boca do "povo". Mas, pergunto eu: desde quando simpatia é condição absolutamente necessária para o que quer que seja?? Como é que pode haver tanta excitação à volta de um dirigente que enquanto Arcebispo encobriu padres pedófilos com indicações que deveriam ser tratados com cuidados paternais??? E, só agora que tais factos vieram a público é que Ratzinger enquanto papa pede desculpa às vítimas. Então, e processos, prisão, enfim justiça, nada? E, as declarações em África?? E, a pele verdadeira de arminho que usa nos barretes?? Para não falar da ostentação e carreirismo clerical ou da prepotência e autoritarismo com que é exercido esse poder clerical. Será necessário outro grande escândalo vir a público para que o papa venha pedir desculpa? O que me chateia é que toda esta gente invoca o nome de Jesus em vão...Bem, nem vale a pena falar no despesismo que a visita envolveu, já toda a gente falou. A contrapartida que dele virá através do turismo religioso em Fátima parece-me ilusório e pouco realista. A verdade é que com a partida do papa a minha voz está a voltar...
Aquele animal lindo é depois assim apanhado para ir para os barretes do papa. Errkkkk! Abrenúncio!

Imagem da Internet


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Isto é muita areia para a minha camioneta...

Ele é o Benfica campião, ele é a visita do Papa, ele é a poeira vulcânica a abrir e fechar aeroportos, ele é o anúncio dos convocados de Carlos Queirós para o Mundial. Ainda dizem que esta vida é uma pasmaceira! 

domingo, 9 de maio de 2010

Só depois que a última árvore for derrubada,

o último peixe for morto, o último rio for envenenado, vocês irão perceber que dinheiro não se come." É um provérbio índio que nos é dirigido, enfim, vocês serão os "dirigentes do mundo", mas também todos aqueles que de uma forma consciente ou inconsciente, directa ou indirectamente contribuem ou participam na poluição dos mares e violentação da vida da natureza. O consumo desmesurado de papel e de plástico não nos isenta de culpa nem a remete para os "donos do mundo". Vem isto a propósito dos mais de 200 voos que hoje já foram cancelados estando alguns aeroportos fechados, semi-abertos, semi-fechados. Tanta empáfia, tanta soberba, tanta superioridade com o mundo animal e vegetal, e de repente, ali está o homem, tão reduzido à sua insignificância, é o momento de usar esta expressão em toda a sua plenitude. Uma poeira vulcânica e pára tudo. Poderá ser uma ideia simplista e infantil, mas penso que a natureza se está a vingar de tantas maldades e atrocidades que cometemos contra ela. Um geólogo que ouvi na rádio, não defenderia a minha ideia com tanta simplicidade, mas defendia que existe, de facto, uma mecânica global de funcionamento do planeta.    

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pessoas

A vivência solitária da dor de perder a amiga mais próxima, leva-me a afastar-me o mais que posso das pessoas. O trabalho e a respresentação que ele obriga, os compromissos forçosos deixam-me sem uma pinga de paciência para quem quer que seja, onde quer que seja. As pessoas cansam-me mais do que nunca e mais do que nunca queria ser o que não sou e partir por esses vales e montanhas. 
Há aquelas pessoas cuja proximidade nos põe bem dispostas, há outras de quem institivamente fugimos. Há aquelas que embirramos. As sonsas, as falsas sonsas, as dissimuladas, as falsas dissimuladas, as perversazinhas, as que que não têm graça nehuma, mas que insistem em ter graça e o resultado é deplorável e há quem tenha isto tudo junto e bem embrulhadinho.
Ou se calhar é só o SPM, que no Brasil tem o nome delicioso de TPM, ou seja "Treinada Para Matar". Então, as oscilações hormonais devem-se à produção de serotanina, uma substância produzida pelas células nervosas e que na mulher oscila de acpordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina actua sobre o humor, quando ela está alta, andamos bem-dispostas, bem-humoradas, quando o nível cai mal-dispostas e mal-humoradas. Enfim, isto não é assim tão linear. Há mulheres que nunca tiveram SPM; outras que só em determinados períodos da vida. Faço parte do grupo que sempre teve. Agora não vale é avançar o SPM como desculpa para o que quer que seja.
Nestas alturas só tolero mesmo é a companhia dos animais e dos livros. Mas, apesar de toda esta jeremiada, desejo-vos a todos um excelente fim-de-semana. Parece que vai ser de chuva.
Imagem retirada da Internet
  

domingo, 2 de maio de 2010

Dia da Mãe

As pessoas só morrem quando deixam de existir na nossa memória